sexta-feira, 14 de março de 2014

Reportagens e sites sobre Informática Educativa

Trabalho de visita às escolas

Foram visitadas duas escolas que possuem sala de informática.
A primeira escola visitada situa-se em um bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro e pertence à rede particular de ensino.
A sala de informática possui 23 computadores que são utilizados pelos alunos do ensino fundamental e médio.
Para a utilização da sala um professor especializado em informática educativa pesquisa previamente jogos e atividades referentes aos assuntos abordados em aula para serem executados pelos alunos com a presença do professor.

A segunda escola visitada situa-se em Bento Ribeiro, também no Rio de Janeiro e pertence igualmente à rede particular de ensino.
A sala de informática possui 25 computadores que são utilizados pelos alunos do ensino fundamental e médio, possui lousa interativa e permite a utilização da internet.
O professor responsável pela sala, que é o professor da matéria Informática possui Curso Superior de Informática e ensina como utilizar o Libre Office e o Portal Educacional para realizar trabalhos.

Utilização da Informática





A segunda aula pude compreender que a informática pode ser utilizada de várias formas:

  • Utilizando um editor de textos, planilhas, internet, uso do Sistema Operacional, temos a Informática Básica.

  • Quando o computador é objeto de estudos como programação, design, arquitetura de S.O. , temos a Informática Técnica.

  • E quando o computador é apoio para o professor e ferramenta para o aluno, temos a Informática Educativa.
Conhecemos o software Super logo desenvolvido para fins educacionais que leva o aluno a construir o conhecimento através dos seguintes processos: descrição - execução - reflexão - depuração.

Foram solicitados os seguintes:

O Computador na Sociedade do Conhecimento" autoria de José Armando Valenti.


Não estive presente na primeira aula que teve como tema o Capítulo 1 do Livro "O Computador na Sociedade do Conhecimento" autoria de José Armando Valenti.

Conforme pude compreender após leitura do mesmo, a introdução da Informática na Educação no Brasil vem acontecendo desde meados dos anos 50 quando começaram as primeiras experiências.

A influência de países como Estados Unidos e França fez com que a implantação da informática como processo de construção do conhecimento não acontecesse já que naqueles países não há políticas transformadoras  onde o aluno constrói e tem o controle do processo dessa construção.

Na França as maiores preocupações na formação do docente é garantir a todos os indivíduos o acesso à informação e ao uso da informática. Nos Estados Unidos o sistema educacional enfatiza a transmissão de informação

No Brasil foram feitas pesquisas realizadas entre as universidades e escolas públicas  que fundamentaram as políticas e propostas pedagógicas de implantação da informática na educação, que implicam em mudanças precisando assim que alunos, professores, administradores e responsáveis devem estar preparados.

Os cursos de formação de professores devem estar fundamentados por soluções inovadoras e novas abordagens mas não acompanham o avanço já que as mudanças pedagógicas são difíceis de serem assimiladas e implantadas nas escolas e a velocidade das mudanças na informática paralisam o professor.