O objetivo deste blog é compartilhar o resultado das pesquisas solicitadas e os estudos nas aulas de Informática Educativa. Desvendar novos caminhos a serem seguidos na Educação.
sexta-feira, 14 de março de 2014
O Computador na Sociedade do Conhecimento" autoria de José Armando Valenti.
Não estive presente na primeira aula que teve como tema o Capítulo 1 do Livro "O Computador na Sociedade do Conhecimento" autoria de José Armando Valenti.
Conforme pude compreender após leitura do mesmo, a introdução da Informática na Educação no Brasil vem acontecendo desde meados dos anos 50 quando começaram as primeiras experiências.
A influência de países como Estados Unidos e França fez com que a implantação da informática como processo de construção do conhecimento não acontecesse já que naqueles países não há políticas transformadoras onde o aluno constrói e tem o controle do processo dessa construção.
Na França as maiores preocupações na formação do docente é garantir a todos os indivíduos o acesso à informação e ao uso da informática. Nos Estados Unidos o sistema educacional enfatiza a transmissão de informação
No Brasil foram feitas pesquisas realizadas entre as universidades e escolas públicas que fundamentaram as políticas e propostas pedagógicas de implantação da informática na educação, que implicam em mudanças precisando assim que alunos, professores, administradores e responsáveis devem estar preparados.
Os cursos de formação de professores devem estar fundamentados por soluções inovadoras e novas abordagens mas não acompanham o avanço já que as mudanças pedagógicas são difíceis de serem assimiladas e implantadas nas escolas e a velocidade das mudanças na informática paralisam o professor.
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