sexta-feira, 14 de março de 2014

O Computador na Sociedade do Conhecimento" autoria de José Armando Valenti.


Não estive presente na primeira aula que teve como tema o Capítulo 1 do Livro "O Computador na Sociedade do Conhecimento" autoria de José Armando Valenti.

Conforme pude compreender após leitura do mesmo, a introdução da Informática na Educação no Brasil vem acontecendo desde meados dos anos 50 quando começaram as primeiras experiências.

A influência de países como Estados Unidos e França fez com que a implantação da informática como processo de construção do conhecimento não acontecesse já que naqueles países não há políticas transformadoras  onde o aluno constrói e tem o controle do processo dessa construção.

Na França as maiores preocupações na formação do docente é garantir a todos os indivíduos o acesso à informação e ao uso da informática. Nos Estados Unidos o sistema educacional enfatiza a transmissão de informação

No Brasil foram feitas pesquisas realizadas entre as universidades e escolas públicas  que fundamentaram as políticas e propostas pedagógicas de implantação da informática na educação, que implicam em mudanças precisando assim que alunos, professores, administradores e responsáveis devem estar preparados.

Os cursos de formação de professores devem estar fundamentados por soluções inovadoras e novas abordagens mas não acompanham o avanço já que as mudanças pedagógicas são difíceis de serem assimiladas e implantadas nas escolas e a velocidade das mudanças na informática paralisam o professor.

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