Quarta aula abordamos algumas formas
de classificação do uso dos computadores no ambiente escolar com base em Hermínio Borges Neto:
* Informática
aplicada à Educação: caracteriza-se pelo uso de aplicativos da
informática em trabalhos de controles administrativos, como emissão de
relatórios e digitação de textos; é utilizada para o gerenciamento de um
estabelecimento escolar. Como exemplo cito o uso de planilhas eletrônicas para o controle de turmas, editores de texto para elaboração de documentos oficiais, etc
* Informática
na Educação: caracteríza-se pela utilização da informática através de
softwares desenvolvidos para propiciar suporte à educação como os tutoriais
que, em geral, trazem características lineares de aprendizagem. O computador
mais se parece com uma “máquina de ensinar”; Como por exemplo podemos cito o uso de softwares com atividades instrucionistas.
* Informática
Educacional: caracteriza-se pelo uso do computador como uma ferramenta
na resolução de problemas; é uma alternativa interessante, pois a sua forma de
desenvolvimento é através de projetos. Os projetos são atividades onde grupos
de alunos são orientados a desenvolver determinado tema, sendo que, para isto,
podem utilizar todos os recursos a que tem acesso. É uma forma interessante de
se trabalhar, mas que pode não atingir os objetivos quando o educador não
domina o manuseio básico do computador, não conhece o seu potencial como
recurso pedagógico, de forma que acaba participando mais como um consultor e
aquele que encaminha os alunos ao responsável pela sala de informática. Em
outras palavras, a transposição didática desejada pode não ocorrer, pois o
educador não participa e não acompanha o processo de criação e de descoberta
dos alunos;
* Informática
Educativa: caracteriza-se pelo uso da informática como um suporte ao
educador, como um instrumento a mais em sua sala de aula, sendo que o mesmo
pode utilizar os recursos colocados a sua disposição para ajudar o aluno a
construir novos conhecimentos. Cito como exemplo o uso do LOGO.
[1]
Trecho retirado do livro Novas Tecnologias –
educação e sociedade na era da informação. Mozart Linhares da Silva (org.), Ana
Vilma Tijiboy, Rudinei Kopp e Marta Leivas. Editora Autêntica. (pág. 83 e 84)
Após a troca de informações nos foi solicitado a elaboração de atividades, mesmo que instrucionistas no Power Point.
Também na quarta aula foi solicitada a leitura das páginas 1 e 2 do livro "O Computador na Sociedade do Conhecimento" de José Arando Valente.
Após a troca de informações nos foi solicitado a elaboração de atividades, mesmo que instrucionistas no Power Point.
Também na quarta aula foi solicitada a leitura das páginas 1 e 2 do livro "O Computador na Sociedade do Conhecimento" de José Arando Valente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário