quinta-feira, 3 de abril de 2014

Uso dos computadores no ambiente escolar com base em Hermínio Borges Neto e Produção de atividades com softwares de autoria.

Quarta aula abordamos algumas formas de classificação do uso dos computadores no ambiente escolar com base em Hermínio Borges Neto: 

* Informática aplicada à Educação: caracteriza-se pelo uso de aplicativos da informática em trabalhos de con­troles administrativos, como emissão de relatórios e digitação de textos; é utilizada para o gerenciamento de um estabelecimento escolar. Como exemplo cito o uso de planilhas eletrônicas para o controle de turmas, editores de texto para elaboração de documentos oficiais, etc

* Informática na Educação: caracteríza-se pela utilização da informática através de softwares desenvolvidos para propiciar suporte à educação como os tutoriais que, em geral, trazem características lineares de aprendizagem. O computador mais se parece com uma “máquina de ensinar”; Como por exemplo podemos cito o uso de softwares com atividades instrucionistas.

* Informática Educacional: caracteriza-se pelo uso do computador como uma ferramenta na resolução de problemas; é uma alternativa interessante, pois a sua forma de desenvolvimento é através de projetos. Os projetos são atividades onde grupos de alunos são orientados a desenvolver determinado tema, sendo que, para isto, podem utilizar todos os recursos a que tem acesso. É uma forma interessante de se trabalhar, mas que pode não atingir os objetivos quando o educador não domina o manuseio básico do computador, não conhece o seu potencial como recurso pedagógico, de forma que acaba participando mais como um consultor e aquele que encaminha os alunos ao responsável pela sala de informática. Em outras palavras, a transposição didática desejada pode não ocorrer, pois o educador não participa e não acompanha o proces­so de criação e de descoberta dos alunos;

* Informática Educativa: caracteriza-se pelo uso da informática como um suporte ao educador, como um ins­trumento a mais em sua sala de aula, sendo que o mesmo pode utilizar os recursos colocados a sua dis­posição para ajudar o aluno a construir novos conhecimentos. Cito como exemplo o uso do LOGO.



[1] Trecho retirado do livro Novas Tecnologias – educação e sociedade na era da informação. Mozart Linhares da Silva (org.), Ana Vilma Tijiboy, Rudinei Kopp e Marta Leivas. Editora Autêntica. (pág. 83 e 84)

Após a troca de informações nos foi solicitado a elaboração de atividades, mesmo que instrucionistas no Power Point.

Também na quarta aula foi solicitada a leitura das páginas 1 e 2 do livro "O Computador na Sociedade do Conhecimento" de José Arando Valente.



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