Basicamente, as questões objetivas são utilizadas quando se pretende aferir conhecimentos de terminologia ou conhecimentos e fatos específicos e as questões subjetivas requerem um juízo de valor, ou seja, pessoas diferentes podem ter conclusões diferentes a uma questão e ambas estarem corretas. O melhor a se fazer é mesclar questões objetivas e questões discursivas.
Enunciados
Exemplos de cuidados ao elaborarmos os enunciados das questões:
- discursivas: definir pontualmente as tarefas solicitadas, indicar claramente a abrangência da resposta e aspectos a abordar e etc.
- múltipla escolha: apresentar uma única resposta correta e 4 distratores; ser elaborado de maneira positiva, ou seja, sem emprego de termos como: exceto, não, incorreto, errado e etc.
- discursivas tipo subjetiva por exemplo: Oque...? Cite alguns... É possível...?
- questões de múltipla escolha : solicitar expressões de opiniões, ser elaborada na perspectiva de memorização. entre outros.
São fáceis de elaborar mas exigem muita memorização.
Cuidados na elaboração das questões: definir claramente o que se quer verificar e prever resposta curta entre outros.
Preenchimento de lacunas
São fáceis de elaborar e exigem muita memorização.
Cuidados: as respostas devem ser curtas e os espaços suficientes e não flexionar elementos pois isto dá pista para a resposta.
Questões de Associação, de Escolha, Ordenação de Elementos também têm vantagens e desvantagens e inúmeros cuidados em sua elaboração.
RAMOS, Nelcy. Elaboração de Provas Objetivas. 2006.
FONSECA, João José Saraiva da. Tipos de Questões de Múltipla Escolha e recomendações para sua elaboração.
INNOVARE. Normas e Recomendaçõespara Elaboração de Questões de Múltipla Escola.
GALLERT, Adriana Ziemer.Repensando o Processo de Avaliação: a elaboração de questões objetivas e discursivas.
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